União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós

Freguesia de Pico de Regalados

Pico de Regalados é uma vila portuguesa que pertence ao concelho de Vila Verde, com 3,55 km² de área e 845 habitantes (2011). Densidade: 238 hab/km².
Nesta área deteve a Ordem de Malta importantes bens. Razão pela qual o brasão de armas de Pico de Regalados ostenta, em chefe, a cruz daquela antiquíssima Ordem Religiosa e Militar.
Até 1855 foi vila e sede de município. Era constituído pelas freguesias de Lanhas, Vilarinho, Atães, Barros, Coucieiro, Gondiães, Gondoriz, Mós, Passó, São Cristóvão do Pico, São Miguel do Prado, Geme, São Pedro de Valbom, Pico de Regalados, São Miguel de Oriz, São Martinho de Valbom, Santa Marinha de Oriz, Sande, Sabariz e Caldelas.

Freguesia de Gondiães

Gondiães foi uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Verde, com 3,27 km² de área e 347 habitantes (2011). Densidade: 106,1 hab/km².

Pertenceu ao concelho de Pico de Regalados e quando este foi extinto, por decreto de 24 de Outubro de 1855, passou para o concelho de Vila Verde.

Foi uma freguesia extinta (agregada) em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Pico De Regalados e Mós, formar uma nova freguesia denominada União de Freguesias de Pico de Regalados Gondiães e Mós.

Freguesia de Mós

Mós foi uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Verde, com 2,56 km² de área e 323 habitantes (2011). Densidade: 126,2 hab/km².

Pertenceu ao concelho de Pico de Regalados e quando este foi extinto, por decreto de 24 de Outubro de 1855, passou para o concelho de Vila Verde.

Foi uma freguesia extinta (agregada) em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Pico De Regalados e Mós, formar uma nova freguesia denominada União de Freguesias de Pico de Regalados Gondiães e Mós.

© 2024 União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia